Cenário político polarizado - Descubra como trabalhar sua campanha eleitoral neste contexto!

Desde 2014, vimos que a polarização vinha ganhando destaque na disputa presidencial, mas ela ainda não era refletida com tanta força em âmbito municipal. No entanto, o cenário direita contra esquerda, Bolsonaro contra o PT, acentuado nas eleições de 2020, com certeza trará o cenário nacional para as municipais de 2020.



Hoje é dia de falar sobre cenário. Você sabe o que é isso?


O cenário político nada mais é que entender as relações políticas e de poder na sua cidade e no seu ambiente de atuação. Este conteúdo vai te ajudar a planejar a comunicação da sua campanha considerando esse contexto!


Desde as eleições de 2014, vivemos no Brasil um ambiente de forte polarização: PT e PSDB rivalizavam a preferência do eleitorado no cenário nacional. No entanto, essa polarização nem sempre se refletia nas eleições municipais, mas agora as coisas mudaram bastante. A polarização está muito mais acentuada e vai ser refletida nas eleições municipais fortemente.






Esse cenário veio se acentuando com o passar dos anos e agora, a briga esquerda versus direita, direita versus esquerda está na boca dos eleitores. Parece que as eleições de 2018 ainda não acabaram e vira e mexe, temos meme do Lula pra lá, piada do Bolsonaro pra cá.


A onda bolsonarista foi e ainda está muito forte. Vamos ver Vereadores e Prefeitos com o mesmo discurso do Bolsonaro, principalmente, na hora de rivalizar com candidatos da esquerda.


Não vai dar para fingir que esse cenário não existe. Você vai precisar ser combativo. Se está à esquerda, vai precisar mostrar que essa onda conservadora está errada e vai prejudicar o desenvolvimento da cidade. Se você está na direita, vai precisar mostrar como a esquerda errou na política e defender valores mais tradicionais como o melhor caminho para a cidade.


Mas não se esqueça, os assuntos do dia-a-dia da sua cidade são fundamentais, e o embate esquerda direita deve ser um tempero para que você firme posição. O Brasil é amplo e múltiplo, mas não será possível vencer apenas com o discurso da polarização, a não ser que sua cidade seja bem particular nesse sentido.


O recado deste post é simples: se você está do lado direito, surfe a onda Bolsonarista e, com certeza, ela vai te dar muitos votos. Se você está à esquerda, não esqueça de bater nas ideias e projetos do Bolsonarismo e comparar o seu adversários com as fraquezas do atual governo.


Agora, se você é mais de centro, a notícia não é das mais favoráveis, não que seja impossível ganhar não mergulhando na polarização, mas você vai precisar trabalhar muito mais que os outros, engajar mais pessoas e ter projetos mais convincentes. Não desista, apenas trabalhe mais!


E por fim, mande aqui nos comentários o partido pelo qual você pretende concorrer e como está o cenário aí na sua cidade com relação esquerda x direita.


Sucesso pra todos nós nessa eleição!

22 visualizações
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

contato@influenciapolitica.com

Tel.: +55 11 3231-3387

WhatsApp: +55 11 95436-5397 

Rua Rego Freitas, 553, Cj. 73
Vila Buarque, São Paulo, SP

01220-010

© 2019 por ViraLata Digital